Advertisement

Header Ads

Quem é a Grande Meretriz de Apocalipse 17?



Apocalipse 17.1-9
E veio um dos sete anjos que tinham as sete taças e falou comigo, dizendo-me: Vem, mostrar-te-ei a condenação da grande prostituta que está assentada sobre muitas águas,  com a qual se prostituíram os reis da terra; e os que habitam na terra se embebedaram com o vinho da sua prostituição. E levou-me em espírito a um deserto, e vi uma mulher assentada sobre uma besta de cor escarlate, que estava cheia de nomes de blasfêmia e tinha sete cabeças e dez chifres.  E a mulher estava vestida de púrpura e de escarlata, adornada com ouro, e pedras preciosas, e pérolas, e tinha na mão um cálice de ouro cheio das abominações e da imundícia da sua prostituição. E, na sua testa, estava escrito o nome: MISTÉRIO, A GRANDE BABILÔNIA, A MÃE DAS PROSTITUIÇÕES E ABOMINAÇÕES DA TERRA.  E vi que a mulher estava embriagada do sangue dos santos e do sangue das testemunhas de Jesus. E, vendo-a eu, maravilhei-me com grande admiração.  
E o anjo me disse: Por que te admiras? Eu te direi o mistério da mulher e da besta que a traz, a qual tem sete cabeças e dez chifres.  A besta que viste foi e já não é, e há de subir do abismo, e irá à perdição. E os que habitam na terra ( cujos nomes não estão escritos no livro da vida, desde a fundação do mundo ) se admirarão vendo a besta que era e já não é, mas que virá.  Aqui há sentido, que tem sabedoria. As sete cabeças são sete montes, sobre os quais a mulher está assentada. 

OBS: Ao ler essa postagem tenha em mente que segundo a Bíblia mulher profeticamente representa igreja.
Conf. Efésios Cap 5.23-32

    Por mais que alguns teólogos principalmente os católicos queiram mudar o foco dessa passagem, e aplica-la à Jerusalém, o contexto da mesma não deixa dúvidas quando refere-se claramente ao Império Romano dos  dias de João. Não podemos esquecer que o Apocalipse foi originalmente escrito para a Igreja Cristã Primitiva, que sofria perseguições por parte do Império Romano. 
      A primeira característica do caráter dessa Babilônia é: GRANDE MERETRIZ. Ora que razão teria o anjo de Deus de chamar a Babilônia de grande meretriz? Sabemos que meretriz ou prostituta é a mulher que pratica ato sexual por dinheiro. E essa característica não é de nascimento, pois todas as pessoas, por mais cruéis e rebeldes que sejam, não nascem assim. Pelo contrário, todas elas nascem imbuídas de inocência e pureza. Porém, mais tarde, levadas pelas circunstâncias, escolhem o caminho que mais lhes convém. Assim foi o nascimento da Igreja Primitiva, que no seu primeiro amor ao Senhor Jesus era inocente e pura na fé. Mas satanás, usando os imperadores romanos, partiu contra ela através de uma cruel e implacável perseguição.
 Os fiéis eram arrastados e lançados às feras ou queimados vivos diante de milhares de espectadores. Conf. Ap 17.6
Mesmo assim, aquela gente corajosa não se intimidava diante das ameaças e da morte, pois mantinha acessa a chama da fé no Deus vivo. Isso impressionava de tal forma os romanos que eles acabavam por se converter  também. Qual foi a tática de satanás diante dessa situação? Se não pode com eles, se misture a eles. O inimigo então forjou a falsas conversões de imperadores romanos ao cristianismo, entre eles o Imperador Domiciano.  Foi assim que satanás conseguiu engodar os corações de muitos cristão primitivos, oferecendo a eles benefícios do Império, riquezas e luxúria, o poder temporal, além das satisfações carnais, foram apagando a pureza da fé e a dependência de Deus, para dar lugar à razão e a dependência do império.

Quem é a Grande Meretriz?
    Da união entre a Igreja Primitiva com o Império Romano fez nascer, então a Igreja Católica Apostólica Romana. Daí, de virgem, pura e imaculada, ela passou à condição de prostituta, meretriz, e até mãe das meretrizes e das abominações da Terra.
Mesmo o apologista católico Karl Keating admite que Roma tem sido reconhecida há muito como a Babilônia. Keating afirma que a declaração de Pedro “Aquela que se encontra em Babilônia... vos saúda”. (1 Pedro 5:13) prova que Pedro estava escrevendo de Roma. Ele ainda explica: 


Babilônia é uma palavra em código para Roma. Ela é usada dessa maneira seis vezes no último livro da Bíblia (quatro das quais, nos capítulos 17 e 18) e obras extra-bíblicas como “Os Oráculos de Sibélio” (5, 159F) , o Apocalipse de Baruque( ii, 1) e 4 Esdras (3:1) . 


Euzébio Panfílio, escrevendo em cerca de 303, afirma que “é dito que a Primeira Epístola de Pedro ... Foi composta em Roma, e que isso indica que ele está se referindo à cidade em sentido figurado como Babilônia” 


Mistério. 
Quanto ao “Mistério”, o nome impresso na fronte da mulher, é uma perfeita designação da Cidade do Vaticano. O mistério é todo o coração do Catolicismo Romano, das palavras “Mysterium Fide” pronunciadas na suposta transformação do pão e do vinho em literais corpo e sangue de Cristo às enigmáticas aparições de Maria ao redor do mundo. Cada sacramento, do Batismo até a Extrema Unção, manifesta o poder que o fiel deve acreditar ser exercido pelo padre, mas para o qual não há evidência alguma. O novo Catecismo de Roma explica que a liturgia “objetiva iniciar a alma no mistério de Cristo (isso é mitologia) e que toda a liturgia da Igreja é um mistério” 
Sua vestidura.
A revelação mostra que a mulher estava vestida de púrpura e de escarlata, adornada com ouro, e pedras preciosas, e pérolas, e tinha na mão um cálice de ouro cheio das abominações e da imundícia da sua prostituição. Qual igreja se veste oficialmente de escarlata,e usa cálice em todas as suas celebrações eucarísticas? Que leva o nome de cidade e ao mesmo tempo lhe serve de trono?



Relações políticas com os reis da terra.
Vem, mostrar-te-ei a condenação da grande prostituta que está assentada sobre muitas águas,  com a qual se prostituíram os reis da terra; e os que habitam na terra se embebedaram com o vinho da sua prostituição. 
Muitas águas representam os povos de todas as nações conf. Ap 17.15 -  E disse-me: As águas que viste, onde se assenta a prostituta, são povos, e multidões, e nações, e línguas. Somente uma igreja durante esses mais de dois mil anos de história se relacionou política e religiosamente com todos os reis da Terra. As fotos falam por si só:



Sua localização. 
Aqui há sentido, que tem sabedoria. As sete cabeças são sete montes, sobre os quais a mulher está assentada
O Vaticano esta confinado atualmente na Cidade de Roma a qual desde tempos imemoriais foi conhecida como a cidade das sete colinas.. Por um tratado com o governo italiano, varias outras propriedades da Igreja Romana, fora do Vaticano, são consideradas partes territoriais do Vaticano. Desde a fundação da Igreja , por São Pedro, a cidade de Roma tem sido o centro da cristandade. a cidade inteira é a diocese do Papa na condição de " Bispo de Roma"
Segundo a Wikipédia, a enciclopédia livre.Roma foi fundada em 753 a.C. sobre uma das Sete Colinas: (CapitólioQuirinaleViminaleEsquilinoCélioAventino e Palatino) que rodeavam a comunidade primitiva. Outras colinas de Roma são a Pinciana e Janículo.
Hoje o Estado do Vaticano se estende por varias partes da Cidade de Roma. pode-se literalmente dizer que o Vaticano se espalha sobre as sete colinas da cidade de Roma, ou pode-se dizer que ele se encontra assentado sobre as sete colinas da cidade de Roma.  Holy See
No link seguinte o leitor pode encontrar subsídios para esse entendimento,  Map of Rome (600K)Neste mapa turístico são vistos os muros da cidade de Roma, O Vaticano esta no canto esquerdo superior, Latrão esta no canto direito mais abaixo e Santa Maria Maggiore esta no centro, veja também um mapa atual de Roma on-line. O Latrão esta na seção C3, em baixo no canto direito. tanto no mapa mais antigo, como neste mais novo, o nome da colina " Celio" aparece acima a partir de Latrão entre Latrão e o coliseu.

Mãe das prostituições e abominações da Terra.
Oficialmente, a Igreja de São João Latrão, é a Catedral do bispo de Roma, o Papa. É considerada a igreja de mãe do mundo Cristão. A basílica, parte de uma doação da família de Laterani, foi apresentada para a Igreja em 311. É a mais velha das basílicas Cristãs e historicamente conhecida como a basílica de Constantino.
Procure em : The Catholic Encyclopedia, edited by Robert C. Broderick, Imprimatur of the Most Reverend William E. Cousins, Archbishop of Milwaukee, Nihil Obstat of the Reverend Richard J. Sklba, published by Thomas Nelson Publishers, copyright 1976, pages 98, 340.
Será que há dúvidas quanto à Roma? É um fato que a Igreja Católica, representa a Grande Meretriz, a grande cidade que tem dominado sobre os reis da terra, incluindo até mesmo os reis ateus! Mas ela não está só, pois existem também "igrejas evangélicas" que já tem assumido compromissos com a Babilônia. São elas que fazem parte do concelho mundial de Igrejas. Há hoje um movimento no sentido de se formar a igreja mundial unida que, rotulada de ecumênica, está avançando na Europa e América do Norte.
Por que não é Jerusalém?
Fornicação e adultério são usados na Bíblia tanto em sentido físico como espiritual. Sobre Jerusalém, Deus diz: “Como se fez prostituta a cidade fiel” (Isaías 1:21).  Israel, que Deus havia separado dos outros povos, para ser santo para os Seus propósitos, havia entrado na profanidade, alianças adúlteras com nações que adoravam deuses ao seu redor.   “... Porque adulterou, adorando pedras e árvores (ídolos) (Jeremias 3:9) .  “E com seus ídolos adulteraram” (Ezequiel 23:37) Todo o capítulo de Ezequiel 16 explica  em detalhes o adultério espiritual de Israel, tanto com as nações pagãs, como seus falsos deuses,  como é feito em muitas passagens. 

Não há como uma cidade possa se engajar literalmente com a fornicação carnal. Então só podemos concluir que João, como os profetas do Velho Testamento, está usando o termo no sentido espiritual. Portanto, a cidade deve afirmar uma relação espiritual com Deus. De outro modo, tal alegação não teria significado.  Embora Jerusalém tenha essa relação espiritual, ela não  pode ser a mulher montada na besta, pois não é construída sobre sete colinas. Nem vai preencher outros critérios pelos quais essa mulher será identificada. 

Contra uma única cidade na história poderia a acusação de adultério ser feita. Essa cidade é Roma, e mais especificamente a Cidade do Vaticano.  Ela afirma ter sido o quartel general do Cristianismo, desde o início, e mantém essa afirmação até hoje. Seu papa entronizado em Roma afirma ser o único representante de Deus, o vigário de Cristo. Roma é o quartel general da Igreja Católica Romana, que afirma ser a única. 

Numerosas igrejas, é claro, têm seus quartéis generais em cidades, mas apenas uma cidade tem seu quartel general como igreja. A Igreja Mormon, por exemplo, tem o seu quartel general em Salt Lake City, mas existem muitas outras igrejas em Salt Lake City,  além da Igreja Mormon. Tal não acontece com a Cidade do Vaticano. Ela é o coração da Igreja Católica Romana e nada mais. Ela é uma entidade espiritual que poderia muito bem ser acusada de fornicação espiritual, se não permanecesse fiel a Cristo. 



    

Faça sua inscrição no blog Creio no Evangelho

Receba as atualizações do blog Creio no Evangelho! Digite seu email aqui...

Postar um comentário

0 Comentários