Advertisement

Header Ads

OS QUE SEM LEI PECARAM E OS QUE SOB A LEI PECARAM.



Romanos 2.12.
Porque todos os que sem lei pecaram sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram pela lei serão julgados.”

O Apostolo Paulo fala aqui de dois grupos de pessoas; os que pecaram sem estar sob o regime da Lei (Torah) de Deus dada por intermédio de Moisés e, aqueles que pecaram estando sob a estrutura e regime da mesma Lei (Torah). O primeiro grupo, não é formado por pessoas sem lei, pelo contrário, Paulo afirma que eles pecaram, hora! Se eles pecaram é porque estavam sujeitos ao regime de alguma lei, pois onde não há lei também não há transgressão (Rm 4.15).  
Paulo atribui aos gentis algum conhecimento da lei de Deus, por natureza, por isso são responsáveis por suas ações de acordo com tal conhecimento, embora não tenham tido a Lei do Moisés. A lei pela qual o primeiro grupo estava sujeito, sob a qual pecaram, e também perecerão, é a Lei escrita nos seus corações, nas suas consciências (Rm 2.15), ou seja, a Lei natural, de seus atos, bons ou maus (Rm 2.6), a lei da liberdade (Tg 2.12) de saber naturalmente o que é certo ou errado (Gn 3.3; Gn 4.7), assim como Caim, que sabia naturalmente que matar o seu irmão Abel era pecado (Gn 4.8), e do mesmo modo Lameque (Gn 4.23-25).
O segundo grupo é formado por pessoas que receberam o conhecimento escrito da Lei onde está expressa a vontade de Deus, mas eles pecaram do mesmo modo que o primeiro, isso mostra que não há diferença entre os dois grupos, pois ambos pecaram e se afastaram de Deus (Rm 3.23). Enquanto o primeiro grupo que pecou sem o conhecimento da Lei será julgado e condenado pela própria consciência, o segundo será julgado pelos preceitos escritos na Lei que receberam, depois desse julgamento, receberão a sua sentença.
Por isso o Apóstolo Paulo destaca nos versos anteriores: “Mas o seu coração é duro e teimoso. Por isso você está aumentando ainda mais o castigo que vai sofrer no dia em que forem revelados a ira e os julgamentos justos de Deus, Rm 9:22; [Tg 5:3]; pois ele recompensará cada um de acordo com o que fez. Sl 62:12; Jr 17:10; Jr 32:19; Mt 16:27; Rm 14:12; 1Co 3:8; 2Co 5:10; Gl 6:5; Ap 2:23; Ap 22:12; [Jó 34:11]; [Pv 24:12]; [Ap 20:12]; Deus dará a vida eterna às pessoas que perseveram em fazer o bem e buscam a glória, a honra e a vida imortal.  Mas fará cair a sua ira e o seu castigo sobre os egoístas e sobre os que rejeitam o que é justo a fim de seguir o que é mau. 2Ts 1:8;  Haverá sofrimentos e aflições para todos os que fazem o mal, primeiro para os judeus e também para os não-judeus. Mas Deus dará glória, honra e paz a todos os que fazem o bem, primeiro aos judeus e também aos não-judeus. Pois ele trata a todos com igualdade (Rm 2.5-11).”

Faça sua inscrição no blog Creio no Evangelho

Receba as atualizações do blog Creio no Evangelho! Digite seu email aqui...