Advertisement

Header Ads

ADORAÇÃO QUE DEUS RECEBE, AS ESSÊNCIAS DO VERDADEIRO ADORADOR.





Texto base: Ex. 30.1,7,8, 34 e 35.
1. INTRODUÇÃO.
A) A bíblia é um conjunto de livro do A.T. e do N.T que juntos se completam para revelar a plana, agradável e perfeita vontade de Deus. Para entendermos perfeitamente o N.T. temos que recorrer ao N.T. e vice-versa. De modo, que se queremos saber qual é o modo da adoração que Deus recebe no dias de hoje, temos que saber qual era modo da adoração que Deus recebia no A.T. Lá, em está em símbolos para a igreja dos nossos dias os atos do verdadeiro adorador, os quais são revelados pela revelação existente no Novo Testamento.

 2. O TABERNÁCULO.
A) No A.T. Deus ordenou a Moisés que construísse um tabernáculo (Ex 25.8,9) que deveria estar no meio do povo de Israel. Ali, dentro do tabernáculo Deus manifestava a sua presença ao povo de Israel.
B) No tabernáculo eram realizados PELOS SACERDOTE os atos de adoração dos israelitas durante o tempo em que eles andaram pelo deserto.
C) Nele está revelado em símbolos, EM FORMA SIMBÓLICA para a igreja dos dias de hoje a forma e o tipo de adoração que Deus recebe.
  • Ele era dividido em dois compartimentos = LUGAR SANTO E LUGAR SANTÍSSIMO.
  • Tinha uma porta que dava acesso ao lugar Santo e no meio um véu que dava acesso ao Lugar Santíssimo.
  • Dentro do LUGAR SANTO se encontrava 3 mobiliarias = A MESA DOS PÃES, O CANDELABRO DE OURO E O ALTAR DO INCENSO 
  • Dentro do LUGAR SANTÍSSIMO tinha apenas 1 móvel a ARCA DA ALIANÇA, ONDE DEUS MANIFESTAVA A SUA PRESENÇA.
3. SIGNIFICADO DO TABERNÁCULO NO N.T.
1. A PORTA – Representava Jesus – o N.T revela Jesus com sendo a porta – Ele disse – Eu sou a porta, se alguém entrar por mim se salvará (Jo 10.9)
 2. A MESA DOS PÃES – Apontava para Jesus Cristo, que é apresentado no N.T. como o pão vivo que desceu do céu. (LEIA Jo 6.47-51)
3. O CANDELÁBARO DE OURO – Também apontava para Jesus Cristo como sendo a Luz do mundo (LEIA Jo 8.12)
4. A ALTAR DO INCENSO - Explicação no tópico 4.
5. A ARCA DA ALIANÇA – O último utensílio do tabernáculo, representava a presença de Deus, o lugar onde Deus manifestava a sua glória.
4. AS FRAGRÂNCIAS DO VERDADEIRO ADORADOR - O ALTAR DO INCENSO.
A) Para que o sacerdote entrasse na presença de Deus no lugar Santíssimo onde a arca da aliança estava, ele percorria todo esse percurso, desde a porta até o véu. E o ultimo utensílio dentro DO LUGAR SANTO por onde ele tinha que passar e oferecer o seu serviço de adoração era o ALTAR DO INCENSO. Ali o sacerdote queimava e oferecia a Deus o mais puro e sagrado incenso.SÓ DEPOIS DISSO É QUE ELE PODERIA ENTRAR NO SANTOS DOS SANTOS ONDE SE ENCONTRAVA A ARCA DA ALIANÇA.
B) O INCENSO era formado pela mistura de alguns elementos, a saber – O ESTORAQUE, A ONICHA E O GÁLBANO. O qual era santo e separado exclusivamente para ser oferecido ao SENHOR.
ESTORAQUE.- Era um balsamo, um perfume, extraído de uma árvore. Não se precisava dar cortes na árvore para extrai-lo, pois a arvore desprendia ESPONTANEAMENTE o perfume em forma de gotas - Assim, deve ser a nosso louvor a nossa adoração a Deus. ESPONTÂNEA. SE ALGUÉM NÃO ADORA A DEUS DE FORMA ESPONTÂNEA – DEUS NÃO RECEBE A SUA ADORAÇÃO.
·         A ADORAÇÃO DO CEGO EM JERICÓ FOI ESPONTÂNEA. (LEIA Lucas 18.35-32) – Quem adora a Deus de forma espontânea é ouvido por Ele.
A ONICHA - Era um molusco encontrado apenas no fundo do mar. Ele deveria ser queimado, quando era queimado ele produzia um cheiro profundamente agradável. Assim devem ser nossas orações, NOSSA ADORAÇÃO DO MAIS PROFUNDO DO NOSSO SER, DAS PROFUNDEZAS DA ALMA E DO NOSSO CORAÇÃO.
 Das profundezas a ti clamo o SENHOR! Exclamou o salmista.(Sl 130.1)
·    ANA ADOROU A DEUS DAS PROFUNDEZAS DO SEU CORAÇÃO – DA FRAQUEZA TIROU FORÇAS E DO SOFRIMENTO LOUVOR.
(LEIA 1 Samuel 1.9-20)
O GALBAMO - O gálbano é um arbusto que só exalava seu delicioso perfume após ser MACHUCADO, PISADO, E MUITO AMASSADO. Nossa adoração deve sair de um coração quebrantado, mesmo em meio as lutas devemos louvar a Deus com humildade, mesmo na situação amarga, a qual achamos não ter saída, devemos louva-lo de todo o nosso coração, os problemas, jamais devera nos atrapalhar de adoração de um verdadeiro adorador.
·  

 PAULO E SILAS FORAM AÇOITADOS E PRESOS, MESMO MACHUCADOS ADORARAM AO SENHOR QUE RECEBEU A ADORAÇÃO DELES.
(Atos 16. 19-26).
5. CONCLUSÃO.
Quando alguém nos dias de hoje passa por todo esse processo – Ele se torna um verdadeiro sacrifício vivo e verdadeiro incenso que é oferecido DIANTE DE DEUS no SANTUÁRIO CELESTIAL NO CÉU (Leia Apocalipse 8.4-5 ). E O FOGO QUE SAI DO ALTAR DE DEUS CONSOME O SEU SACRIFÍCIO DE LOUVOR E ADORAÇÃO E DEUS CHEIRA O CHEIRO SUAVE E AGRADÁVEL DO PERFUME OFERECIDO  PELOS SANTOS AQUI NA TERRA.

Faça sua inscrição no blog Creio no Evangelho

Receba as atualizações do blog Creio no Evangelho! Digite seu email aqui...

Postar um comentário

0 Comentários